Artesanato social

Sempre que recebo alguma notícia envolvendo responsabilidade social, não penso duas vezes em divulgá-la. Acho importante tornar público histórias de pessoas que, a partir de simples ações e algumas parcerias, conseguem construir lindos projetos. É o caso do designer Renato Imbroisi que, com uma perceira com o Sebrae, montou um trabalho bastante bonito.

Parceiro constante do Sebrae, Renato coordenou 23 grupos de mulheres artesãs de comunidade de renda baixa das Regiões Administrativas do Distrito Federal – um total de 300 participantes – para desenvolver uma linha de artigos de copa, cozinha, em homenagem à culinária brasileira. Os produtos formaram a coleção “Na linha dos Chefs de Cozinha” e participaram do projeto importantes chefs de cozinha, como Alex Atala, Salvatore Loi, Flávia Quaresma e outros, que serviram de fontes de inspiração – com seus pratos, lógico – para as artesãs criarem suas obras.

O resultado ficou muito bonito, com ítens como toalhas de mesa, guardanapos, jogos americanos, descanso de talheres, todos com diversas técnicas do artesanato, como bordado, crochê e biscuit. O resultado da coleção vai ser apresentado durante a 13ª Paralela Gift, feira de design e produtos contemporâneos, que acontece de 29 de fevereiro a 4 de março, em São Paulo.

Delicadeza, qualidade e um projeto primoroso. Vale a pena prestigiar.

projetoartesas.jpg

Anúncios

One Response to Artesanato social

  1. Adorei essa publicação e incluí no blog da ONG Rede Solidária de Artesanato e Cultura Popular – PARANOARTE, indicando a fonte, claro.
    Essas iniciativas ajudam a fortalecer o trabalho de valorização dos artesãos do nosso Brasil, que é tão rico e diversificado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: